quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um professor "light".

Fiz concurso público pra carcereiro e não sabia. O carcereiro tem a vantagem de trancar a porta e ficar de fora com a chave, já o profesosr  deve ficar dentro e ainda tem que manter a ordem. Neste início de setembro está fazendo um calor insuportável, as salas de aulas são muito quentes com seus telhados de amianto e algumas não possuem ventilador. Os alunos ficam mais agitados que nunca e eu que tenho vontade de correr pra fora da sala tenho que dizer pra eles ficarem dentro dela. Não nasci com vocação pra Pavarotti e nem acho justo que o professor fique sem voz, como estou hoje, por ter que gritar sem parar para manter a ordem. durante a semana de prova. Há alunos excelentes e a turma deve ser nivelada para cima pois, não devemos dar aulas em função de quem não quer nada. Se paro a aula pra colocar pra dentro da sala todo e qualquer aluno descomprometido que sai sempre que viro as costas, eu deixo de dar aula pra quem verdadeiramente sabe o motivo de estar ali. Se não posso levar a turma até a biblioteca por causa de um aluno prblemático, como poderei ser um intermediador de leitura para o aluno disciplinado? Não corro atrás de aluno e não grito a não ser em raros casos. É por estas e outras coisas é que sou o professor "light", sou light com os alunos mas sou comigo mesmo principalmente. A escola precisa dar conforto aos alunos e professores, pelo contrário, há salas em que tenho que disputar carteira com alunos porque não há mesa para professores. Me preocupo em dar aulas para os alunos que dentro dessas mazelas sociais ainda terão chance de conseguir algo através dos estudos. Alguns colegas estão reclamando que são demônios, jararacas, entre outras criaturas repressoras e dizem que estão sobrecarregados pois tentam manter a ordem a qualquer custo. Penso que manter a ordem é grandeza inversamente proporcional a dar conteúdo. Estou confuso chateado, penso que não estou servindo para a profissão. Ainda bem que dentro desta confusão toda encontro alunos por quem tenho vontade de voltar lá na escola a cada dia. (na imagem: digitalização de uma atividade - aluna do primeiro ano do terceiro ciclo.)

0 comentários: