segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Alfabetizador

Neste mês fui convidado para participar de um programa pra alfabetização de crianças que ocorrerá no final de dezembro e durante o mês de janeiro (férias). Aceitei. A primeira motivação, sem dúvida, foi o dinheiro extra. Então eu abri mão de viajar no mês de janeiro e ainda de várias horas, as quais teria que me dedicar ao curso de formação do GEEMPA. Mas alfabetizar? Bem... Se eu pensar que alguns alunos chegam aos ciclos finais do ensino fundamental ainda não alfabetizados, a idéia poderia contribuir para que eu soubesse fazer algum tipo de "intervenção alfabetizadora" antes que eles saíssem do ensino fundamental e fossem pro ensino médio.
O curso do GEEMPA aconteceu entre os dias 16 e 20 deste mês e eu saí de deste curso muito motivado e acreditando mesmo ser um bom professor alfabetizador, pois criei uma empatia imediata com as metodologias da teoria pós-construtivista para a alfabetização (se bem que eu não estava familiarizado com nenhuma outra metodologia). Acreditar que todos podem aprender apesar de algumas limitações que a medicina e a psicologia possam ter diagnosticado é assumir-se como profissional responsável pela aprendizagem dos alunos. Entender que as pessoas aprendem com os iguais (aluno x aluno) e receber o material pedagógico preparado para desenvolver o programa de alfabetização fez com que eu acreditasse ser um bom alfabetizador. Que venham agora as aulas-entrevista que definirão os alunos que participarão do Programa de Correção de Fluxo da Prefeitura de Betim. Estou ansioso para ver os alunos!

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa que show!!!Cada dia passo a admirá-lo mais.Que Deus conserve!!bjuss

Unknown disse...

Que lindo o que você fez!!!!! Bravo!!!é somente desse jeito, com ajuda de pessoas como Vôcê o ensino publico venha a ter outro final que não seja a escuridão.E que as pessoas venha a se formar profissionais competêntes.

Unknown disse...

Embora a grande maioria acha que não tem mais jeito que a juventude está perdida, precisamos acreditar que alguém ou alguma coisa possa mudar essa mentalidade.
Parabéns!!!!!! Você é um professor admirável.