terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sensibilizado

Vieram as aulas-entrevista e foi impossível não me sensibilizar com as deficiências apresentadas pelos alunos. Meninos e meninas com três anos de escolaridade em média que ainda não escrevem nem o próprio nome corretamente são os casos mais gritantes além de muitos outros casos que aprendi a classificar muito bem durante o curso do GEEMPA. Pré-silábicos 1, pré-silábicos 2, silábicos e alfabéticos rumo a alfabetização 100% é uma meta ambiciosa, mas também uma meta muito necessária, pois não podemos permitir que esses pequenos cidadãos continuem nesta condição de marginalidade. Sofrendo esta dor que é estar incluído na escola mesmo acreditando não possuir a capacidade de aprender. Será essa a razão de tanta agressividade negativa? Acreditar ser "burro" ou ter uma deficiência neurológica, psicológica ou mesmo física que o empeça de aprender é realmente algo muito doloroso. Ser incluído em um lugar onde não somos acolhidos pode ser mesmo revoltante. Esses alunos precisam mesmo de uma metodologia diferente, ou somente de uma nova oportunidade com atenção especial? Seja lá qual for a resposta, estou sensibilizado com a causa e farei o que for necessário pra contribuir com este programa ao qual me propus. Não que o dinheiro envolvido não seja muito interessante pra mim, mas estou realmente sensibilizado com o programa e ansioso por começar.

1 comentários:

Unknown disse...

Todos querem educar jovens dóceis, mas são os que nos
frustram que testam nossa qualidade de educadores. São
seus filhos complicados que testam a grandeza do seu amor.
Seus alunos insuportáveis é que testam seu humanismo.
Pais brilhantes e professores fascinantes não desistem dos
Jovens, ainda que eles os decepcionem e não lhes dêem
Retorno imediato. Paciência é o segredo, a educação do
afeto é a sua meta.
(Livro: pais brilhantes e professores fascinantes, Pag. 96 de Augusto Cury) se ainda não teve a oportunidade de lê, eu o recomendo.
Deus lhe abençoe professor...