segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trancos e barrancos

Janeiro, poucos dias para a finalização do programa que planeja alfabetizar 100% dos alunos que estão fazendo parte do Programa de Correção de Fluxo da Prefeitura de Betim. Isto, nestes 40 dias que iniciaram na segunda semana de dezembro e terminará na segunda semana de fevereiro, pois, tivemos um recesso para as festas de fim de ano. Bem... Houve situações inesperadas para o início do programa na escola a qual eu fiquei responsável por 18 alunos. A escola não dispunha de espaço livre para atender os alunos no turno contrário ao de suas aulas regulares (manhã), pois, além da escola trabalhar com lotação máxima, por atender mais alunos que a capacidade para a qual foi projetada, ela ainda atende outro programa chamado Escola da Gente que é um tipo de escola de tempo integral em que alunos permanecem dentro da escola para atividades de esporte, lazer e cultura.
Pois bem, durante algumas manhãs eu saí com os alunos, a pé ou de ônibus, da escola até um pequeno salão disponibilizado pelo pastor de uma igreja, mas logo foi muito perceptível que o lugar era inadequado para desenvolver a metodologia proposta. Voltamos a utilizar a escola, entre um espaço e outro (laboratório, biblioteca, mesa de ping-pong, refeitório ou sala de aula) que estivesse disponível eu fui apresentando a proposta de trabalho para os meninos embora a execução do programa na íntegra tenha sido impossibilitado pelo problema do espaço. Agora com as férias dos alunos do ensino regular e também da Escola da Gente, estou utilizando uma sala de aula fixa e o trabalho está sendo desenvolvido mais satisfatoriamente. Tenho onde deixar o alfabeto colado na parede, afixar os meus textos e cartazes, uma mesa e um armário para acomodar os meus materiais e carteiras e cadeiras para a formação dos grupos áulicos, que são grupos de estudo das crianças, fundamentais para a proposta do GEEMPA.
 Perdemos um tempinho, mas eu pude perceber progresso dos alunos e agora vamos seguir em frente contra os possíveis prejuízos. Restam poucos dias e não há perspectiva para conseguirmos um outro local assim que as aulas retornem no dia 26/01.
É também um trabalho um tanto solitário pois os alunos ficam sob a minha responsabilidade em tempo integral (3 horas) e é difícil lidar com situações de indisciplina.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do Blog Valter, e da iniciativa também, estou te seguindo se quiser vá no meu blog também e deixe sua opinião, critica, elogio ...
bjos ;)

Warley Matias de Souza disse...

"O Haiti é aqui"...